segunda-feira, 19 de junho de 2017

ACADÊMICOS DE RIO VERDE SÃO PRESOS EM CATALÃO COM MAIS DE 100 COMPRIMIDOS DE ECSTASY


Policiais Militares lotados no 18º Batalhão da PM da Cidade de Catalão, na Região Sudeste do Estado, realizaram a prisão de 03 jovens acadêmicos da cidade de Rio Verde acusados de Tráfico de Drogas.

Momento da abordagem em Catalão - GO
Segundo a PM, por volta de 03h55 da madrugada deste Domingo, 18, durante patrulhamento de rotina no Setor Universitário, foi realizada abordagem a um veículo Peugeot/208 cor branca, ocupado por três homens. Para a surpresa dos Policiais foram encontrados 108 comprimidos de Ecstasy e valor em dinheiro, divido em notas de 50, 20, 10, 5 e 2 Reais.

Assim os envolvidos foram encaminhados juntamente com o referido entorpecente para a Delegacia de Polícia de Catalão, para as providências cabíveis.

O QUE É O ECSTASY
A metilenodioximetanfetamina  mais conhecida por ecstasy, é uma droga moderna sintetizada (feita em laboratório), cujo efeito na fisiologia humana é a diminuição da reabsorção da serotonina, dopamina e noradrenalina no cérebro, onde estas substâncias ficarão em maior contato entre as sinapses, causando euforia, sensação de bem-estar, alterações da percepção sensorial do consumidor e grande perda de líquidos, pertencente a família das anfetaminas.

As alterações ao nível do tato promovem o contato físico, embora não tenha propriedades afrodisíacas, como se pensa, apenas aumenta o desejo incapacitando as condições fisiológicas para o ato sexual do indivíduo. O ecstasy ganhou notoriedade e perfusão com o desenvolvimento da moda techno e das festas rave.

É vendido sob a forma de comprimidos e ocasionalmente em cápsulas. A dose de cada comprimido consumida é variável, podendo chegar de poucos miligramas a mais de 200 mg, muitas vezes misturadas a cafeína, amido, detergentes, sabão em barra e outras drogas.

DOSAGEM E EFEITOS
Dependendo da quantidade ingerida, o ecstasy demora tipicamente 30 minutos a surtir efeito. Ao contrário de outros psicoativos, o efeito da droga é muito rápido: muitas vezes quando o consumidor percebe que os efeitos estão a surgir, já se encontram muito próximos do "pico". A quantidade de ecstasy em cada comprimido varia, em média, entre 30 e 100 miligramas, dependendo da pureza da sua composição e da tolerância do consumidor.

A duração do efeito é de cerca de 4 a 8 horas, quando ingerido oralmente. Existe, porém, um período de tempo acrescido associado ao declínio dos efeitos primários em que o consumidor tem a percepção da persistência dos efeitos, embora não possam ser considerados a verdadeira experiência, isto é, os efeitos primários.

Neste período, ocorrem frequentemente insônias (devido ao estado de agitação), comichão, reações musculares como espasmos involuntários, espasmos do maxilar, dor de cabeça, visão turva, movimentos descontrolados de vários membros, principalmente nos braços e pernas, quando ingerido em doses grandes.

Durante o período de intensidade do ecstasy podem surgir circunstâncias perigosas: náuseas, desidratação, hipertermia, hiponatrémia (Baixa concentração de sódio), hipertensão. Estes sintomas são frequentemente ignorados pelo consumidor devido ao estado de despreocupação e bem-estar provocados pela droga, o que pode ocasionar exaustão, convulsões e mesmo a morte. Assim, tornou-se frequente ver os consumidores em todos os tipos de festas e comemorações dotados de garrafas de água ou bebidas energéticas. Quando ingerido com bebidas alcoólicas, pode ocasionar um choque cardiorrespiratório, levando ao óbito.

Em termos de efeitos secundários, alguns indivíduos registam períodos depressivos; outros podem detectar a ocorrência de erupções cutâneas (espinhas) no rosto, nos dias subsequentes ao uso.

Também pode acarretar perda de memória total para utilizadores muito frequentes a longo prazo, perda de eficácia do cérebro e uma maior necessidade de energia desse órgão; Imediatamente à sensação dos efeitos primários, prevalece também a falta de apetite, o que deve ser ativamente combatido para repor a energia gasta durante o uso.

Por Sousa Filho
*Pesquisa: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário