sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Aumenta 40% o número de crimes ocorridos no campo, em Rio Verde


A Polícia Civil de Rio Verde divulgou um balanço dos crimes ocorridos no Campo, os casos aumentaram de 2013 para 2014.

Um dos fatores que podem ter aumentado as taxas de criminalidades no campo é o fato da região ser conhecida por ser forte no agronegócio, o que deixa o campo visado aos bandidos que querem roubar e furtar principalmente agrotóxicos e cabeças gado.

Um ano atípico para polícia em Rio Verde foi em 2011 , quando os bandidos agiram mais de cem vezes na região com furtos e roubos. O numero de crime diminuiu após uma operação, na época os policiais cumpriram 34 mandado de prisão, sendo que 14 foi no sudoeste goiano. Os suspeitos faziam parte de duas quadrilhas que roubavam e vendiam agrotóxico.

No ano passado o numero de crimes voltou a crescer, em 2013 foram registrado 25 casos de furtos e roubos, já em 2014 a polícia registrou 80 casos.

Segundo o Delegado Regional de Rio verde Danilo Carvalho, a área rural é muito procurada pelos bandidos devido os produtos serem produtos lucrativos, e as vezes se rouba uma quantia em produtos agrícolas que chegam a valer 100 Mil Reais, então é atrativo para as pessoas que comentem crimes, por isso a Polícia tem que ficar atenta e ter uma relação próxima ao Produtor Rural.

Para tentar coibir a violência no campo uma das medidas foi a criação de um grupo no whatsApp, com a ferramenta policiais civis, militares e produtores rurais trocam informações . Além do aplicativo o Sindicato Rural de Rio Verde esta lançando uma cartilha com dicas para o homem do campo, 10 mil exemplares serão distribuídos em toda a região.

Dados do IBGE mostram que a área rural de Rio Verde é de quase 9 mil quilômetros quadrados, sendo que é a quarta maior área em extensão no estado, o que dificulta o patrulhamento da polícia.

O Tenente Coronel Vilmar Rubens, comandante da PM em Rio Verde disse que reforçou o patrulhamento noturno das viaturas policiais, e este ano como foi no ano passado a polícia estará realizando operações de madrugadas no campo, já que 80% dos crimes rurais acontecem no período noturno.


Fonte: Plantão JTI com informações e imagens TV Anhanguera