quinta-feira, 20 de março de 2014

Goianão 2014: Com gols de Fábio e Nonato, Goianésia vence Aparecidense e se classifica para a seminal

Foto: Portal Meganesia
Por Dener Rafael/Portal Meganesia
Que venha o Goiás. Este foi sentimento dos 1.285 torcedores que compareceram ao Estádio Valdeir José de Oliveira na noite desta quarta-feira, 19, para acompanhar aquele que poderia ser o último jogo do Goianésia no Campeonato Goiano 2014, mas com gols de Fábio e Nonato, o Azulão venceu por 2 a 1 e carimbou a vaga para a semifinal do torneio onde irá enfrentar o Goiás.

O jogo em si foi bastante movimentado. Os jogadores do Goianésia mostraram muita garra e buscaram a vitória do início ao fim, tanto é que com 10 minutos de jogo o Azulão já havia tido ao menos cinco oportunidades de gols, mas como quem não faz leva, aos 15 minutos a Aparecidense abriu o marcador com Dinei. Em uma virada de jogo da direita para esquerda Paulo Vitor tentou cortar e acabou colocando a bola nos pés de Dinei que não desperdiçou. 1 a 0.

O gol não desanimou os donos da casa que dois minutos depois chegou ao empate. Em cobrança de falta pela direita de ataque, André Beleza alçou bola na área e encontrou o zagueiro Fábio que cabeceou firme para empatar o jogo. 1 a 1.

O empate animou ainda mais os jogadores. Aos 25, Paulo Vitor chutou forte na entrada da grande área e a bola caprichosamente bateu na trave. Aos 31, Márcio Bispo em um belo chute de fora área obrigou o goleiro Pedro Henrique a fazer ótima defesa e evitar a virada. Um minuto depois foi a vez da Aparecidense assustar. Leonardy chutou de longe e Paulo Musse fez excelente defesa de mão trocada. 

Aos 38, o Goianésia até que marcou o gol da virada, mas o árbitro André Luiz Castro anulou o gol. PC roubou bola pela esquerda, invadiu a área e chutou, Pedro Henrique espalmou e a bola bateu em Nonato antes de balançar as redes, mas o árbitro viu impedimento. No fim do primeiro tempo, os torcedores ainda viram Diego Lira acertar a trave direita de Paulo Musse.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, com o Goianésia disposto a virar o jogo. De tanto buscar o gol, o Azulão do Vale o encontrou logo aos 5 minutos. Bola levantada na área e Araújo a desviou de cabeça que encontrou Nonato livre dentro da pequena área que com muita calma dominou e bateu cruzado fazendo o gol da virada.

Com a virada, Wladimir Araújo, técnico da Aparecidense foi para o tudo ou nada. Fez as três substituições a que tem direito e colocou o time com cinco atacantes, mas viu a equipe ter dois jogadores expulsos (Jeferson e Wilian) e acabar com qualquer pretensão de vitória. Com dois jogadores a mais, o Goianésia soube segurar a bola e esperar o apito final para comemorar a classificação à semifinal pela segunda vez consecutiva.

O jogo ainda ficou marcado com o pedido de justiça em relação à morte de Ana Maria Victor Duarte, morta na última sexta-feira durante um assalto em Goiânia. Os jogadores entraram em campo com um faixa pedindo justiça.


Com a classificação garantida, o Goianésia corre agora contra o tempo. Como o estádio tem capacidade para 5.000 torcedores e para a semifinal a FGF – Federação Goiana de Futebol – exige uma capacidade mínima de 6.000 expectadores, a diretoria terá que instalar novas arquibancadas móveis até a próxima sexta-feira. O jogo será contra o Goiás no próximo domingo às 16h00.
Foto: Portal Meganesia