segunda-feira, 24 de março de 2014

Abal recebe fraldas geriátricas arrecadadas em vestibular da Faculdade Objetivo

A Abal conta hoje com 108 idosos internos
As fraldas geriátricas arrecadadas na última edição do Vestibular Solidário foram doadas pela Faculdade Objetivo para a Associação Beneficente André Luiz (Abal), mais conhecida como Lar dos Vovôs. Foram arrecadados no total, 180 pacotes, entregues pela Diretora Acadêmica da IES, Stefane Barbosa.

O Vestibular Solidário da Faculdade Objetivo é sempre realizado por meio da substituição da taxa do processo seletivo pelas doações de alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas. Os itens são repassados à entidades que atuam na assistência de famílias e pessoas carentes em Rio Verde e região e também à creches, associações e abrigos de idosos. Desde que foi implantado, o Vestibular Solidário já arrecadou mais de 30 toneladas de alimentos.

Lar dos Vovôs
A Associação Beneficente André Luiz (Abal), bastante conhecida também como Lar dos Vovôs, foi fundada em 22 de julho de 1962. A atual sede, inaugurada em 1988, conta com uma estrutura ampla e agradável tanto para os idosos, quanto para os colaboradores. Hoje, 108 pessoas integram o quadro de internos, que recebem diariamente, além de roupas limpas, comida, medicamentos e lazer; amor, paciência e dedicação dos mais de 50 funcionários do abrigo.
Mais de 180 pacotes de fraldas foram doados para a Abal
A mudança do nome, para Lar dos Vovôs, aconteceu em maio de 2012, quando a diretoria percebeu que muitas pessoas conheciam o local como "abrigo dos velhos". A instituição, que hoje é referência na área em Rio Verde, juntamente com a Associação Beneficente Auta de Souza (Abas), se mantém com a ajuda do poder público, doações de entidades privadas e pessoas da comunidade rio-verdense. Dentre as maiores necessidades do abrigo, materiais de higiene pessoal, como sabonetes líquidos, fraldas e desodorantes, estão no topo da lista.

A Abal ainda é um campo de estágio para alunos, acompanhados de professores, dos cursos de Enfermagem e de Fisioterapia da Faculdade Objetivo. A professora Rejane Cruvinel trabalha no lar há 12 anos, e inclusive, recebeu as doações das fraldas. Segundo ela, os programas e projetos executados nas áreas de saúde, atendem, além dos idosos internos, desde os mais independentes até os acamados, pessoas da comunidade. "Por ano realizamos aqui mais de 4 mil atendimentos, mais ou menos uma média de 40 por dia, dentre atividades fisioterápicas e da área de neurologia, por exemplo", contou. 

Ainda segundo Rejane, muitos casos chamam a atenção de qualquer um, quando o assunto é superação, como uma senhora, que, quando chegou no Lar dos Vovôs não conseguia andar. Muito esforço por parte da idosa e dos profissionais que cuidaram dela, possibilitou que ela conseguisse andar.


Antônio Rodrigues tem 78 anos de idade e está no Lar dos Vovôs há pouco mais de 2 anos. O idoso é um dos mais ativos do abrigo, atuando até como voluntário, cuidando de outras pessoas mais debilitadas. "Participo de várias atividades oferecidas aqui, ajudo a cuidar de amigos e da horta", disse, sorridente.

Por Brunno Rodrigues, da Assessoria de Comunicação da Agência Objetiva