sexta-feira, 14 de julho de 2017

EXPO RIO VERDE: A EXCLUSIVIDADE DO VOCABULÁRIO DO RODEIO


Cada região, estado e cidade tem um jeito diferente de falar. Algumas palavras têm significados diferentes em regiões distintas, mas você sabia que o rodeio tem um dicionário próprio? Vamos desvendar algumas dessas gírias usadas pelos peões para que você fique um pouco mais por dentro do mundo do rodeio.

 Durante a montaria, por exemplo, quando o peão consegue ficar em cima do touro, mas, não monta com estilo é chamado de ‘mala-de-louco’. Quando o animal não pula porque está cansado ou estressado, é chamado de ‘aguado’. Porém, se você ouvir um peão ser chamado de ‘duro de boi’ ou ‘cabeceira’, saiba que é um elogio porque ele é bom competidor.

Se um ‘ginete’ – peão, disser que está ‘cercando o porco’ ele está se preparando para uma paquera e se chamar você, moça, de Chaiene saiba que ele está te chamando de bonita, mas se ele disser que você ‘tá no náilon’, ele acha que já te conquistou.

Se ‘der lagarta no algodão’ é porque algo deu errado e pode ser que dele diga ‘assim eu vou pra Goiás’, o que vai significar que ele levou um calote.

Além dessas, são várias outras palavras únicas do vocabulário do rodeio e agora que você já conhece algumas corra e garanta seu lugar nesse show que começa hoje na 59ª Expo Rio Verde.


Por Vitória Purcena

Nenhum comentário:

Postar um comentário