O Ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), em acordo com
o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), decidiu adiar por 90 dias a
obrigatoriedade dos extintores de incêndio veicular com carga de pó químico
ABC. O adiamento será contado após a publicação de uma nova resolução, mas o
órgão informou que já não multará quem dirigir sem o equipamento.
A decisão foi anunciada na noite da última segunda-feira
(5). Horas antes, o Denatran havia afirmado que não pretendia ampliar o prazo
para troca do equipamento e que seguiria à risca a resolução do Conselho
Nacional de Trânsito (Contran), que tornou obrigatório o uso desse tipo de
extintor em todos os carros desde 1º de Janeiro.
O argumento para não afrouxar a fiscalização: Houve cinco
anos de prazo para os motoristas se adaptarem (a resolução é de 2009, e por sua
vez baseia-se em outra, de 2004, que fora alvo de Ação Judicial).
Com isso, motoristas que reclamavam da dificuldade de
encontrar o extintor para comprar terão tempo extra para equipar o carro e se preparar
para não infringir a Lei. Após os 90 dias de prorrogação, os condutores que não
cumprirem a determinação podem ter de pagar R$ 127,69 de multa, e ainda perder
cinco pontos na Carteira de Habilitação.
Fonte: Agência Brasil
