quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tiro de Guerra 11-006 Celebra Dia da Bandeira

Hasteamento das Bandeiras. Foto: Charle Carmo
O símbolo máximo da Pátria, criado no ano de 1889, através do Decreto de Lei número 4, foi celebrado na manhã desta quarta-feira, 19, nas dependências do Tiro de Guerra 11-006, no Centro de Rio Verde.

A solenidade especial, com o hasteamento das Bandeiras de Rio Verde, do Estado de Goiás e Brasil reuniu representantes civis, militares, Escolas Municipais e do Estado.

A cerimônia alusiva ao dia da Bandeira teve início com a apresentação da tropa dos atiradores, execução dos hinos Nacional e da Bandeira, além da incineração de bandeiras inservíveis.
SGT Alves fazendo uso da Palavra. Foto: Charlene Carmo
O chefe da Instrução do TG 11-006, o 1° Sargento Nelson Alves, entregou o kit cívico ao representante da Escola Municipal Rural Breno de Araújo Silva. E usando a competência delegada pelo Comandante da 11ª Região Militar, concedeu o Diploma de “Colaborador Emérito do TG 11-006” a diversas autoridades, entre elas o Prefeito Juraci Martins, no ato representado pelo Secretário de Agricultura James Borges e representantes de entidades do município. A homenagem consiste no reconhecimento ao apoio e serviços prestados ao Tiro de Guerra durante o ano de 2014.

Segundo o Sargento Alves esse é o momento dos militares comemorarem a idolatria pelo símbolo maior, a Bandeira Nacional. ”Devemos sempre honrar indo à luta e defendê-la em nossas batalhas”, concluiu.

Como nossa bandeira foi instituída quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.


- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.