Foto: Tanabi Fedrigo |
Os maiores números de acidentes fatais no trânsito brasileiro têm o envolvimento de motos, e a imprudência e o desrespeito as leis estão entre o que mais ocasionam tais fatos.
O ato de utilizar o aparelho celular enquanto dirigi, tornou-se muito comum entre os condutores, motociclistas tentando agilizar o uso dos celulares mantendo-os dentro do capacete ou os condutores que retiram o aparelho do bolso e os enfiam pela viseira do capacete até o ouvido enquanto pilotam, são consideradas infrações previstas no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Assim como fumar um cigarro ou passar batom, utilizar o celular ao dirigir faz com que o motorista retire uma das mãos do veiculo reduzindo a capacidade cognitiva e de atenção para as manobras.
Segundo o artigo 252, IV do CTB dirigir falando ao celular ou com fone de ouvido é considerado infração média, gerando multa de R$85,13 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação.
As autuações destes veículos não necessitam ser feitas mediante abordagens e a conseqüente identificação do condutor, podendo ser realizada em trânsito.
A Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde (AMT) orienta aos condutores para que, a utilização de aparelhos celulares seja feita com o veículo estacionado em local seguro, evitando assim possíveis acidentes.
Texto: Jéssica Mendes Rosa