Os rins são órgãos vitais para o funcionamento do organismo. Eles processam a àgua e sais minerais, e participam diretamente da regulação da pressão arterial, da regulação da composição do sangue , além de produzirem hormônios importantes para a produção de sangue (eritropoetina) e a saúde dos ossos ( a vitamina D ativa) . O rim de um adulto sadio em média 170 litros de sangue por dia . O excesso de líquidos , os agentes químicos externos e outras substâncias são eliminadas na forma de urina.
DICAS IMPORTANTES PARA PROTEGER OS SEUS RINS
Imagem Ilustrativa |
1) - Mantenha-se em forma e ativo. Mantenha-se em forma ajuda a reduzir sua pressão e por isso o risco de doença renal ( DRC).
2)- Controle o nível de açúcar no sangue. Cerca de metade das pessoas que têm diabetes desenvolve dano renal.
3)- Monitore sua pressão sanguínea. Embora muitas pessoas saibam que a pressão alta pode causar acidente Vascular Cerebral (AVC) e infarto , poucas sabem que ela também é a causa mais comum de dano renal . A pressão normal é 120/80 . Se a sua pressão está acima desse valor, você é considerado pré-hipertenso e deveria adotar mudanças na dieta e no estilo de vida.
4)- Coma de forma saudável e mantenha o seu peso sob controle . Isso pode ajudar a evitar o diabetes, doenças cardíacas e outras condições associadas com doenças renal crônica. Reduza o sal. Para reduzir o sal, tente eliminar a quantidade de alimentos processados pela indústria e não adicione mais saql à comida. Será mais fácil controlar isso se você preparar seus alimentos com ingredientes frescos.
5)- Não fume. Fumar prejudica o fluxo de sangue para os rins . Quando há menor circulação de sangue nos rins , eles não conseguem funcionar de forma adequada. Fumar também aumenta em 50¨% o risco de câncer renal.
6)- Não tome remédios por sua conta. Remédios comuns como anti-inflamatórios também são danosos ao rim se usados de forma frequente. Usadois eventualmente não causam dano se o seu rim for saudável, mas se você tem dor crônica ( como artite) ou dor nas costas, discuta com seu médico outras maneiras de contorlar sua dor sem colocar seus rins em risco.
Por fim , converse com seu médico e peça para elee avalia seus rins.
Fonte: Bristol- Myers Squibib - Divisão de Virologia /HIVDrops