quinta-feira, 6 de março de 2014

CULTURA: LUCIANO RIXÉU CONTA HISTÓRIA DE ZEZÉ DI CAMARGO

Foto: Reprodução
Seu nome é Mirosmar José de Camargo, também conhecido como Zézé di Camargo. Ao lado do irmão Luciano, o cantor de 51 anos forma uma das maiores duplas sertanejas  de todos os tempos.

Bom gente, o que dizer de um ícone da música sertaneja, o qual todo mundo já conhece a sua história através de um filme que mais de cinco milhões de pessoas  assistiram no cinema, e o país inteiro viu quando o mesmo foi  veiculado na maior emissora de TV do Brasil, a Rede Globo de Televisão?  Uma pergunta difícil de responder, até mesmo para um grande fã como eu.  Então o que farei aqui é falar um pouco da história desse grande ídolo da música Brasileira, sob meu ponto de vista e de uma maneira bem informal, como se estivéssemos tomando um cafezinho quente, comendo um pãozinho de queijo, na cozinha de casa, falando sobre música sertaneja.
Foto: Reprodução
A primeira vez que ouvi a voz do Zezé di Camargo, quando eu era criança,  foi  na TV Tocantins, uma TV Regional de Goiás, em um programa dedicado à música sertaneja da época.  Lembro-me que ele estava cantando com seu ex parceiro na dupla Zazá e Zezé, uma música chamada, Aeronave do adeus,  com uma interpretação meio parecida com o famoso Trio Parada Dura e os arranjos lembrando um pouco os da dupla Milionário e José Rico... Não demorou muito e a dupla se desfez e não vi mais o Zezé na região. Depois disso ele foi para São Paulo onde gravou dois discos solo e conseguiu fazer sucesso no estado do Acre. E é desse período que quero falar um pouco desse guerreiro, desse vencedor, chamado Zezé di Camargo.

Como essa é a minha primeira matéria e muita gente ainda não conhece muito sobre minha trajetória, vou explicar para vocês agora, como ouvi histórias de pessoas que conviveram com o Zezé, naquele tempo.  Então, na minha adolescência, deixei Goiás e parti para São Paulo Capital, onde moro até hoje, e como desde Goiás eu já tocava e cantava na região. Chegando em São Paulo passei a fazer aqui o mesmo que fazia lá, e sendo assim, na noite paulistana, tive a honra de tocar em muitos lugares que o Zezé tinha tocado quando ele ainda estava na luta para ser sucesso, e pude conhecer  pessoas ligadas à ele que me contaram coisas muito interessantes.
Zezé di Camargo e Luciano no Programa Altas Horas
Ouvi de amigos meus que trabalham em estúdio de gravação aqui em São Paulo que uma vez eles chegaram para trabalhar de manhã e quando eles abriram a porta do estúdio, o Zezé estava dormindo na escada que dava acesso ao primeiro andar do prédio...  Com um violão nas mãos, ele explicou que na noite anterior ficou no estúdio até muito tarde mostrando suas músicas para artistas que lá estavam gravando e quando se deu conta, os ônibus já tinham parado de rodar, o estúdio era no centro e ele morava em um bairro distante, aí pediu para a turma que trabalhava à noite que quando fechassem o estúdio o deixassem dormir pelo menos na escada do lado de dentro e eles com pena dele acabou deixando.  

Outro amigo me contou que o Zezé muitas vezes ia do centro de São Paulo para o bairro onde ele morava, à pé, para economizar o dinheiro da passagem e para comprar leite para sua filha. Outro amigo me falou que nesse tempo, o Zezé tinha uma música que tocava bem só no Estado do Acre e que ele fazia compras para casa, deixava  a sua aliança e a da sua esposa penhoradas no armazém,  e viajava para lá, fazia alguns shows, para na volta pagar as contas do armazém e do aluguel onde morava que estava sempre atrasado.

Eu poderia citar muitas outras histórias desse tempo do nosso grande ídolo, que ouvi dos amigos aqui, mas... Já acho o suficiente para mostrar o quanto batalhou esse moço, que mesmo com sua iluminada voz, com seu carisma, sua humildade, teve que ralar muito para ser reconhecido profissionalmente no meio artístico.  

O Zezé di Camargo tem uma das mais bonitas e inspiradoras histórias dentro da música nacional, como pessoa, como artista, como lutador que conquistou seu sonho. A dupla Zezé di Camargo e Luciano é reconhecida como uma grife do sertanejo, independente do rótulo, seja sertanejo clássico, moderno, universitário... É uma dupla considerada pela grande massa como a top do Brasil. Parabéns Mirosmar José de Camargo! Parabéns Zezé!


Eu como músico, como fã, como amante da boa música Sertaneja em Geral , peço à Deus que continue iluminando esse grande artista e que ele nos emocione e nos inspire por muitos e muitos anos!!!  E quanto à vocês leitores amigos, espero que tenham gostado dessa primeira investida minha na escrita, falando de coisas e figuras importantes da nossa música sertaneja, um abraço, fiquem com Deus e até a nossa próxima conversa hein!

Por Luciano Rixéu, Cantor e Compositor em São Paulo