quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

TRANSPORTE ESCOLAR EXIGE ATENÇÃO E CUIDADO

Foto: Tanabi Fedrigo
O ano letivo na rede Municipal e Estadual iniciou mais cedo em virtude do ano da copa do mundo do Brasil e uma das preocupações dos pais de alunos é com a segurança do transporte escolar.

A AMT – Agência Municipal de Mobilidade e Trânsito de Rio Verde vem realizando operações constantes no embarque e desembarque de alunos nas escolas públicas da cidade para verificar se o transporte escolar está dentro das normas municipais.

Segundo a instituição, são 236 veículos cadastrados, sendo 171 do transporte escolar rural e 65 do transporte escolar particular e todos devem estar de acordo com as normas regulamentadas pela AMT.

Vários itens obrigatórios como; cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, tacógrafo, extintor, pneus em condições de segurança dentre outros equipamentos são verificados pelos agentes de trânsito. A intenção do presidente do órgão, Cabo Moraes, é que todos os responsáveis pelo transporte escolar estejam em dias tanto com a documentação pessoal e do veículo, e também com os equipamentos obrigatórios.

“É fundamental para o motorista estar regularizado na AMT e que ele esteja de acordo com as leis de trânsito. Transportar crianças é coisa séria e exige rigor.”, afirmou.

Dentre os cuidados de segurança no transporte escolar, a AMT destaca a atenção do motorista durante o embarque e desembarque de alunos. Os motoristas do transporte escolar devem sempre parar próximo à calçada nos locais previamente autorizados para o embarque e desembarque e nunca parar em fila dupla e nem sobre a faixa de segurança.

É de vital importância que os condutores quando passarem por vias próximas a escolas que redobrem a atenção, especialmente, nos locais de travessia e faixas de pedestre.

O certo e o errado no dia a dia da atividade

CERTO
Crianças sentadas e com o cinto de segurança afivelado
Condutores seguindo as normas de trânsito
Veículo perto da calçada para embarque e desembarque
Condutores sem credenciamento

ERRADO
Mais crianças do que a lotação permitida, falta do cinto de segurança e passageiros em pé ou com a cabeça para fora da janela
Condutores falando ao celular enquanto dirigem ou parando em lugares impróprios
Embarque e desembarque longe da calçada e crianças atravessando as ruas
Condutores credenciados

As regras para condução de escolares estão determinadas nos artigos 136, 137 e 138 do CTB.
Texto: Humberto Eugenio

Fotos: Tanabi Fedrigo