quinta-feira, 6 de novembro de 2014

VIOLÊNCIA URBANA: O RASTRO DO CRIME EM RIO VERDE

Carlos Antônio Barbosa. Morto durante Tentativa de Roubo

A noite desta quarta-feira, 05, foi marcada pela violência e pela ousadia de bandidos, que sem nenhum escrúpulo, desafiaram a Polícia em todos os quesitos. Rio Verde recebeu há pouco tempo, dezenas de Câmeras de Vídeo monitoramento, porém, muitos pontos ficaram vulneráveis, os quais já se tornaram conhecidos de marginais. Em alguns pontos existem, várias, como na Avenida Presidente Vargas ou próximo à casa de Autoridades. Tudo isto foi demonstrado com riqueza de detalhes na noite de quarta-feira, que com certeza irá marcar a História de Rio Verde. Não quero aqui fazer Demagogia ou politicagem, até porque não sou filiado a nenhum grupo Político. Fomos marcados pelo medo, pela insegurança e pela impunidade.

Tudo começou por volta de 20h07, no Setor dos Buritis II, onde Leandro Carvalho Marques, 42 anos, foi abordado por dois indivíduos em uma moto não identificada, que após darem voz de assalto, levaram seu veículo, uma Toyota/Hilux, cor Prata, Placa NLC-0599. Ambos os assaltantes estavam armados.

Às 20h20, 04 elementos desconhecidos, em um veículo não identificado, se aproximaram de Leandro Cesar Gouveia de Morais – 45 anos, perguntando se o mesmo era Policial e, logo após começou a agredi-lo com coronhadas. No momento, passava um Militar do Corpo de Bombeiros, que também foi abordado pelos marginais, os quais entraram em luta corporal e, por pouco não foram atingidos, uma vez que os meliantes estavam armados com Pistolas e efetuaram vários disparos. Mesmo assim, as vítimas conseguiram fugir do local.  Leandro César foi encaminhado à UPA – Unidade de Pronto Atendimento.

Pouco mais de uma hora depois, às 21h18, a Polícia Militar foi acionada para atender ocorrência de Roubo em estabelecimento Comercial, localizado na Rua Ademar Lemes, Setor Morada do Sol. A Proprietária do estabelecimento, um restaurante Japonês, juntamente com seus clientes, foram abordados por 02 indivíduos e tiveram seus pertences roubados, dentre eles, bolsa, Aparelhos celulares, documentos pessoais e R$ 70,00 em dinheiro. Durante a ação, os meliantes efetuaram vários disparos para intimidarem as vítimas.

Quatro Minutos depois, exatamente às 21h22, o COPOM recebe chamada de que ali próximo ao restaurante onde foi cena de Assalto, havia uma pessoa gravemente ferida por disparos de arma de fogo. O crime ocorreu na Rua Juca Bailão, Setor Morada do Sol. O Professor e Ex-Gerente Bancário, Carlos Antônio Barbosa, 59 anos, foi morto durante uma Tentativa de Roubo. Os Meliantes, que estavam em uma Motocicleta, não conseguiram levar seu veículo, um SIENA, pois a vítima ficou caída em seu interior, alvejado por dois disparos na cabeça.

Vinte e Três minutos mais tarde, às 21h45, Erenilson Ferreira dos Santos, 30 anos, morador na Avenida José Walter, também, no Setor Morada do Sol, foi abordado por dois indivíduos armados, que após anunciarem o assalto, tomaram seu veículo, um Prisma de cor Branca, Placa ONL-6110. Horas mais tarde, este veículo foi encontrado em chamas no Jardim Cruvinel, completamente destruído.

Por volta de meia-noite, duas Armas de Fogo, calibre 22 e 32, respectivamente, foram apreendidas com dois indivíduos, os quais estavam em um Bar no Setor Morada do Sol. Na oportunidade, José Marcos Oliveira Martins, 27 anos, e um Adolescente de 16 anos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia, onde serão investigados se há alguma participação nos crimes.

Também, no início da Madrugada, Valter Pires Guimarães Neto, 19 anos, foi alvejado por um tiro no rosto. O fato ocorreu na Rua da Paz, Vila Serpró, Região Periférica de Rio Verde. De acordo com as informações, dois indivíduos se aproximaram e começaram a atirar contra a vitima, a qual foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

Uma mulher também foi abordada por dois indivíduos desconhecidos em uma Motocicleta, no momento em que ela estava parada em um Semáforo da Avenida Pausanes. A vítima teve uma JOG de cor Verde, levada pelos ladrões.

Por fim, um homem que seguia em direção a um Ponto de ônibus para ir ao trabalho, foi abordado por dois indivíduos, que sob forte ameaça, tomaram R$ 40,00 em dinheiro e documentos pessoais.

Assim sendo, Políticas sérias devem ser adotadas pelo Estado para respaldar a Comunidade que fica a mercê da bandidagem, que sem nenhum escrúpulo tira a vida de pais e mães de famílias, pessoas inocentes e jovens que têm suas vidas ceifadas prematuramente.

Há poucas semanas atrás, um jovem, foi cruelmente assassinado no Setor Santo Agostinho, próximo a um Bar. O mesmo foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta. A vítima, Dinilsinho, chegou a buscar abrigo no interior do Bar, porém, foi friamente executado. Segundo a família, foi morto por engano.
Passado alguns dias, uma das suspeitas de ter executado Dinilsinho, foi alvejado por vários disparos de Arma de Fogo, próximo à sua residência, no Setor Dom Miguel. Durante a ação, a vítima deixou uma arma municiada cair, que para a Polícia é a mesma arma usada para matar Edinilson.


São crimes banais! Muitos deles, motivados pelo uso e tráfico de drogas. Jovens que poderiam estar sendo exemplos para o país, transformam-se em Zumbis e verdadeiros lixos humanos, capazes de matar ou morrer por uma Pedra de Crack. Que Operações enérgicas possam ser realizadas em bares, lanchonetes e similares, tirando de circulação, pessoas que são verdadeiras escórias da Sociedade, que hoje se transformou em seus próprios reféns.

Por Sousa Filho