domingo, 26 de outubro de 2014

VIDEO: POLÍCIA AMBIENTAL DE CAÇU CAPTURA GATO DO MATO. O MESMO ESTAVA MACHUCADO

Foto: Cas Rodrigues
A Polícia Ambiental de Caçu, no Sudoeste Goiano, conseguiu realizar a Captura de um Gato do Mato, conhecido popularmente como Gato-Moriusco ou Jaguarundi. O bicho apareceu em uma fazenda e foi acuado pelos cães da propriedade Rural, momento em que o proprietário conseguir dispersar os cachorros e acionar a Polícia Ambiental que capturou o animal, provavelmente um macho, que se encontrava assustado e machucado.

Puma yagouaroundi é uma espécie de felídeo do Novo Mundo do gênero Puma conhecido popularmente por jaguarundi, gato-mourisco, eirá, gato-preto e maracajá-preto, é um mamífero da família dos felídeos, encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina. Possui cerca de sessenta centímetros de comprimento de corpo, 45 centímetros de cauda e pesa seis quilogramas. Tem orelhas e pernas curtas e pelagem de coloração marrom parda uniforme, salpicada com pontos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pelos é de cor mais clara), havendo muita variação individual. O jaguarundi tem o hábito de viver perto de bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, sendo, também, encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Sua alimentação pode ser tanto de mamíferos como de aves, porém dando preferência à presa de grande porte.


De acordo com o Sargento Brandão, o animal será levado para o CETAS, em Goiânia, onde passará por avaliação Veterinária e classificação.



Por Sousa Filho