domingo, 19 de outubro de 2014

CAÇU CELEBRA NESTE DOMINGO O DIA NACIONAL DA JUVENTUDE


Acontecerão neste Domingo, 19, na Cidade de Caçu, no Sudoeste Goiano, as Comemorações do Dia Nacional da Juventude. O evento acontecerá na Quadra de Esportes Municipal e contará com a presença de dezenas de Caravanas, oriundas de várias cidades da Região.

Na região, o Dia Nacional da Juventude é promovido pela Diocese de Jataí e, que para os organizadores é o dia mais esperado do Ano. No local haverá Música, teatro, palestras e muita animação, além de Missa Presidida pelo Bispo da Diocese de Mineiros, Dom Vinicius e, Concelebrada pelo Pároco de Caçu, Pr. José Geovane.

De acordo com o Portal “Mundo jovem”, o Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.
Padre José Geovane - Pároco de Caçu
Todos os anos organiza-se um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com grupos. Nos dizeres de Dalmo Coelho C. Filho, "a juventude brasileira é uma das parcelas mais sofridas da sociedade (a mais atingida pelo desemprego e pela violência), mas a alegria e a vontade de estar junto também são uma de suas marcas”.

O Dia Nacional da Juventude é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final.

O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

A realização deste Dia acontece todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto em ano eleitoral, quando se antecipa ou a celebra em domingo posterior.

A JUVENTUDE
Juventude e sonhos são duas palavras inseparáveis. Quando as diversas juventudes, nas suas realidades específicas, unirem os gritos pela concretização dos seus sonhos, o mundo pode ter novas esperanças. Não há como não acreditar na vitalidade e no entusiasmo dos jovens.


O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Jovens se organizando e adultos acreditando neles produzirão novos raios de vida para a sociedade. Assim, cada vez que passarmos pelo último domingo de outubro daremos mais um passo em direção a um novo mundo possível.